terça-feira, 9 de outubro de 2007

Usando drogas você terá dois caminhos: O do presídio ou do semitério. Qual é o pior?

SE O SEU AMIGO USA DROGAS E VOCÊ NÃO FALA NADA, QUE DROGA DE AMIGO É VOCÊ?
Se você optou por não usar drogas, sorte sua. Mas se algum amigo seu tomou a decisão erra­da, a sorte dele pode depender de outras pessoas. Inclusive de você. Muitos jovens vêem seus melho­res amigos indo em direção a um beco sem saída e não fazem nada para ajudá-los. Na maioria das vezes, esta passividade tem a mesma explicação: medo de pa­recer careta.
Careta mesmo é rotular as pes­soas. Escolhei íião usar drogas-sígnifica que você tem auto-estima, segurança e gosta de viver. Óbvio, não há nada de errado com isso. Como também não há nada de er­rado em querer ajudar alguém de que você gosta. Raramente o dro­gado admite estar com problemas. Uma pessoa que usa drogas tem dificuldades de enxergar com cla­reza o tamanho da encrenca em que se meteu. Dependendo da dro­ga, o processo de desintoxicação pode ser muito dolorido. O trata­mento é longo, caro e sempre exis­te o risco de uma recaída depois da recuperação.
A falta de informação também é um dos motivos que levam as pessoas a experimentar drogas. Só quem sabe a extensão real dos prejuízos que cada tipo de
droga provoca no organismo, pode pesar as consequências e decidir se vale ou não a pena cor­rer esse risco.
Leia as informações a seguir com muita atenção. E depois mos­tre para os seus amigos.
COCAÍNA E CRACK
Provocam sensação de poder, euforia, perda da fome, do sono e do cansaço. Em doses elevadas, cau­sam aumento da temperatura, con­vulsões e aumento dos batimentos cardíacos, podendo resultar em pa­rada cardíaca, respiratória e colap­so do sistema nervoso central.
O crack pode provocar lesões cerebrais irreversíveis. É também uma das drogas de maior poder viciante. Ele leva apenas 15 se­gundos para chegar ao cérebro e, 15 minutos depois, o usuário já sente necessidade de inalar no­vamente a fumaça, para fugir dos efeitos da síndrome de abstinên­cia: desgaste físico, prostração e depressão profunda.
ACIDO (LSD)
Causa a-lucinações, distorções perceptivas, fusão dos sentidos (o som parece adquirir forma). As reações dependem da personalidade e da sensibilidade de cada um.
Em alguns casos, podem ocor­rer as "más viagens": ansiedade, pânico, mania de perseguição, sensação tte ttefofmaçãe~dcr pró--prio corpo e de morte iminente. Pode causar delírios, convulsões e dependência psicológica.
MACONHA
Sensação de calma, relaxa­mento, vontade de rir. Produz de­pendência psi­cológica. O uso prolongado po­de afetar os pul­mões, a memória e, temporaria­mente, a libido e a produção de óvulos e espermatozóides. Dimi­nui a capacidade de concentração.
Fumar maconha de forma siste­mática, principalmente na adoles­cência, acarreta má performance na escola e diminui as possibilida­des profissionais na vida adulta.

Nenhum comentário: