domingo, 7 de outubro de 2007

Aquecimento Global X Educação

Você sabe qual é a relação entre o aquecimento global e a educação?

A relação é que já há muito tempo descobriu-se que a principal causa do efeito estufa e consequentemente o aquecimento global, é a grande quantidade de gases expelidos pelas indústrias, veículos, queimadas. E para piorar a situação, ainda temos o desmatamento que reduz a emissão de oxigênio na atmosfera e deixa de reter o gás carbônico.
O interessante é que apesar de todos esses problemas, parece que só agora as autoridades competentes se deram conta de que estão abrindo o seu próprio túmulo.
Da mesma forma acontece com a educação: também já há muito tempo detectou-se que a solução para a transformação da sociedade está na educação. Mas continuam a tratando com o profundo descaso como estamos vendo até hoje, sendo assim, qual será o futuro dos nossos jovens e consequentemente do Brasil?
Os filhos da elite política brasileira estudam nas melhores escolas privadas, se preparando para futuramente assumir o poder. Enquanto nas escolas publicas faltam até cadeira para seus alunos. Você acredita que essa elite política brasileira pretende fazer algo pelo povo? Vamos pensar, vamos fazer uma análise dos principais problemas que afetam hoje a nossa sociedade:
Segurança, educação e saúde: sabemos que praticamente não existe, pois, se o estado investisse nestes setores, com certeza poderia melhorá-los. Mas será que eles querem mesmo essa melhoria? Pois se quisermos segurança, temos que pagar particular; se quisermos saúde temos que pagar um plano particular; se quisermos educação temos que por nossos filhos em uma escola particular. Ora! Tudo já está privatizado. E para onde vão os impostos arrecadados? Financiar a corrupção?
Tudo isso vem de encontro aos interesses dos grandes empresários que sustentam os políticos brasileiros?
Mas, se todas as propriedades públicas se transformarem em propriedades privadas, para que pagarmos impostos?
Não podemos permanecer calados em meio a tudo isso que vem ocorrendo. No seu livro o manifesto do partido comunista, Karl Marx defende a revolução do proletariado como único meio de se chegar à igualdade social. Assim como Marx, defendo uma revolução dos alunos da escola pública para se chegar à igualdade educacional, isto é poder disputar com igualdade com a burguesia, para uma vaga nas melhores universidades do Brasil, mas uma revolução pacifica uma revolução reflexiva, consciente. E para que isso ocorra deve-se começar a valorizar a escola e professores e todas as instituições freqüentadas. Caso isso não seja feito, continuaremos eternamente esperando que o poder público dê a atenção devida à educação.
Use sua inteligência, afinal, o que difere o homem dos outros animais é a sua capacidade de pensar, de utilizar da razão para distinguir o que é bom e o que é ruim para sua vida. Escolha o melhor para você. Lembrem-se quando se quer aprender se aprende em qualquer lugar. O conhecimento é o único bem que é só seu, e ninguém pode tirá-lo. E o melhor de tudo, não pesa e nem ocupa espaço.




Autor: Manoelito Antonio Soares Filho
Professor da E.E.José Benedito Leite Bartholomei

Nenhum comentário: