quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Tales de Mileto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tales de mileto)
Ir para: navegação, pesquisa
Tales de MiletoΘαλής ο Μιλήσιος

Nascimento
c. 624/625 a.C.Mileto, atual Turquia
Falecimento
c. 556/558 a.C.
Ocupação
Filósofo, matemático, astrônomo
Escola/tradição
Escola Jônica, Escola de Mileto, Naturalismo
Principais interesses
Metafísica, Ética, Matemática, Astronomia
Idéias notáveis
Água como "physis", teorema de Tales, considerado o pai da ciência e da filosofia ocidental
Influenciados
Pitágoras, Anaximandro, Anaxímenes
Tales de Mileto (em grego Θαλής ο Μιλήσιος) foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624/625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerado, também, o primeiro filósofo da "physis"(natureza), porque outros, depois dele, seguiram seu caminho buscando o princípio natural das coisas.Tales considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. E seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.
Índice[esconder]
1 Os trabalhos de Tales
2 A Cosmologia de Tales
3 Contos
4 Interpretação Nietzscheana
5 Ver também
//

Os trabalhos de Tales
Atribui-se a Tales também a primeira medida de tempo exata utilizando-se o gnômon (relógio solar) e a construção de parapegmas (calendários astronômicos que continham informações meteorológicas).
Tales foi o primeiro astrônomo a explicar o eclipse do Sol, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.
Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constitui o ideal mesmo da filosofia como também forneceu-lhe impulso para o seu próprio desenvolvimento.

Nenhum comentário: