sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Montesquieu

O aristocrata Charles-Louis de Secondat, senhor de La Bredé e Barão de Montesquieu, nasceu em 18 de Janeiro de 1689 no castelo de La Brède,e perto de Bordéus, na França, e faleceu em 10 de Fevereiro de 1755, em Paris. Político, filósofo e escritor francês, filho de uma família nobre, ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições nacionais.
Teve formação iluminista com padres oratorianos, de modo que cedo se mostrou um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero. Fez sólidos estudos humanísticos e jurídicos, mas também freqüentou em Paris os círculos da boêmia literária. Em 1714 entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de 1716 a 1726. Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, esteve na Inglaterra.
Famoso como escritor, Montesquieu passou a maior parte da vida em Bordéus, mas sempre voltava a Paris, onde era muito requisitado. Escreveu várias obras, como Cartas persas (1721), Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência (1734) e do Espírito das leis (1748). Ganhou notoridade e exerceu notável influência. Contribuiu também para a Enciclopédia e foi uma das maiores figuras do Iluminismo.
Índice[esconder]
1 Cartas Persas (Lettres persanes)
2 O Espírito das Leis (L'Esprit des lois)
2.1 Das leis em suas relações com os diversos seres
2.2 Das leis da natureza
3 Ligações externas
//

[editar] Cartas Persas (Lettres persanes)
Em 1721, publicou Cartas Persas (Lettres persanes), obra de sua juventude, um relato imaginário, sob a forma epistolar, sobre a visita de dois persas, Rica e Usbeck, a Paris, durante o reinado de Luís XIV. Os dois personagens escrevem para seus amigos na Pérsia descrevendo tudo o que vêem por Paris. Por meio desta narrativa, critica os costumes, as instituições políticas e os abusos da Igreja e do Estado na França da época.

[editar] O Espírito das Leis (L'Esprit des lois)

Nenhum comentário: