sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Immanuel Kant

Immanuel Kant
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Immanuel kant)
Ir para: navegação, pesquisa


Immanuel Kant

Retrato de Immanuel Kant em uma aquarela de Gottlieb Doepler, 1791
Nascimento
22 de Abril de 1724Königsberg, Prússia
Falecimento
12 de Fevereiro de 1804Königsberg, Prússia
Escola/tradição
Iluminismo
Principais interesses
Teoria do conhecimento,Epistemologia, Metafísica, Ética
Idéias notáveis
Criticismo; Idealismos transcendentais; Imperativo categórico
Influências
Berkeley, Descartes, Hume, Leibniz, Locke, Spinoza, Montaigne, Pietismo
Influenciados
Hegel, Habermas, Nietzsche, Peirce, Sartre, Schelling, Schopenhauer, Marx
Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Königsberg, 22 de Abril de 1724Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filosofo alemão, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, um representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Kant teve um grande impacto no Romantismo alemão e nas filosofias idealistas do século XIX, tendo esta sua faceta idealista sido um ponto de partida para Hegel.
Aparte essa vertente idealista que iria desembocar na filosofia de Hegel (e Marx), alguns autores consideram que Kant fez ao nível da epistemologia uma síntese entre o Racionalismo continental (de René Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).
Kant é famoso sobretudo pela sua concepção conhecida como idealismo transcendental - todos nós trazemos formas e conceitos a priori (que não vêm da experiência) para a experiencia concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas suas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

Nenhum comentário: