sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Teoria do conhecimento

Teoria do Conhecimento

O Dogmatismo e o Ceticismo- O dogmatismo considera a possibilidade de um contato entre o sujeito e o objeto como algo compreensível por si mesmo, os Céticos negam essa possibilidade. Segundo os Céticos o sujeito não pode apreender o objeto. O conhecimento, no sentido de uma apreensão real do objeto, é impossível para ele. Portanto, não devemos formular qualquer juízo, mas sim abster-nos totalmente de julgar.
O Subjetivismo e o Relativismo- Tanto para o Subjetivismo como para o Relativismo há uma verdade, mas esta verdade é limitada. Não Há qualquer verdade universalmente válida. O Subjetivismo limita a verdade ao sujeito que conhece e julga. O Relativismo diferencia-se pela dependência de fatores externos. Como tais consideram, em primeiro lugar, a influência do meio e do espírito do tempo, o pertencer-se a determinado circulo cultural e os fatores determinantes nele contidos.
O Criticismo e o Apriorismo de Kant- O Criticismo está na posição intermediaria entre o Dogmatismo e o Ceticismo. O Criticismo examina todas as afirmações da razão humana e não aceita nada despreocupadamente. O seu comportamento é reflexivo e critico. Enquanto que o Apriorismo considera a experiência e o pensamento como fontes do conhecimento e indica que o nosso conhecimento apresenta elementos apriori, independentes da experiência. Kant declarou que a matéria do conhecimento procede da experiência e que a forma procede do pensamento.
O Pragmatismo- O Pragmatismo abandona o conceito de verdade no sentido da concordância entre o pensamento e o ser, e substitui o conceito por um novo de verdade. Segundo ele, verdadeiro significa útil, valioso, fomentador da vida. O Pragmatismo modifica porque parte de uma determinada concepção do ser humano. Segundo ele, o homem não é essencialmente um ser teórico ou pensante, mas sim um ser prático, um ser de vontade. Para Nietzsche a verdade não é um valor teórico, mas apenas uma expressão para designar a utilidade, para designar aquela função do juízo que conserva a vida e serve a vontade do poder.
O Racionalismo- O Racionalismo vê no pensamento, na razão a fonte principal do conhecimento. Segundo ele, um conhecimento só é real quando é logicamente necessário e universalmente válido. Para ilustrar esse pensamento, temos aqui dois exemplos: quando formulamos os juízos: o todo é maior que as partes e todos os corpos são extensos.

Nenhum comentário: